top of page

Como Perceber Que Sua Saúde Mental Precisa de Atenção?


ree

Muitas vezes, nossa mente carrega o peso das situações diárias sem que nos demos conta. O problema é que, ao ignorar os sinais de que algo não vai bem, podemos acabar carregando esse peso por mais tempo do que deveríamos. Nossa saúde mental, assim como o corpo, também precisa de cuidado e atenção.



Você já parou para perceber como se sente ao acordar? Se a tristeza ou o cansaço se tornam companhia constante, algo está pedindo atenção. Às vezes, esses sentimentos podem se transformar em uma espécie de vazio, uma falta de motivação que tira o prazer das coisas simples. Lembra da última vez em que algo realmente te fez sorrir? Se não consegue mais acessar essa sensação, talvez seja hora de refletir sobre o que está acontecendo dentro de você.



A mente sobrecarregada também interfere na sua capacidade de focar. Tarefas do dia a dia, que antes eram quase automáticas, começam a se tornar um grande desafio. Decidir o que comer ou o que vestir já não parece tão simples, e a sensação de estar constantemente se arrastando se torna difícil de ignorar. Esse estado de paralisia mental é mais comum do que pensamos, especialmente quando nos deixamos consumir por um turbilhão de preocupações.



Outro sinal importante é como você tem lidado com seu corpo. O sono, o apetite, a energia, tudo isso está ligado ao estado emocional. Se você sente uma constante falta de energia ou percebe que está dormindo demais ou de menos, ou talvez comendo mais ou menos do que o habitual, sua mente pode estar tentando te dizer algo.



E, por mais difícil que seja ouvir, os pensamentos de inutilidade, culpa ou desesperança merecem atenção. Quando esses sentimentos tomam conta, não há vergonha em buscar ajuda. A saúde mental exige coragem para reconhecer quando precisamos de suporte.



A verdade é que cuidar de nossa saúde mental é um processo de autodescoberta. Às vezes, o primeiro passo é simplesmente parar e observar o que sentimos. Em outras palavras, precisamos aprender a escutar nossa própria alma. E, se necessário, não hesitar em procurar um profissional que nos ajude a entender e a transformar esses sentimentos. Ninguém precisa enfrentar os desafios sozinho, e buscar ajuda é um dos gestos mais valiosos de autocompaixão que podemos ter.



Seja bem-vindo à psicoterapia e continue nos acompanhando.


Psi Pop | Psicóloga Viva Zen !

 
 
 

Comentários


bottom of page